Logo WasteBank

"Lei Rouanet da Reciclagem" é regulamentada

Fachada da sede WasteBank em Campinas-SP.

Quando discutimos reciclagem, fica evidente o quanto ainda estamos distantes em nível nacional de índices globais, enquanto a média mundial de reciclagem é de 19%, o Brasil está bem abaixo, com apenas 3%, conforme estudos da consultoria S2F Partners.


Embora os índices de reciclagem no país ainda estejam muito abaixo do ideal, o Brasil continua se esforçando para alcançar metas significativas nessa área. Com esse objetivo, foi criada a Lei nº 14.260 de 2021, conhecida como Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR) ou "Lei Rouanet da Reciclagem".


Com o incentivo fiscal, empresas que apoiam projetos relacionados à gestão sustentável de resíduos—abrangendo áreas como reciclagem, educação ambiental, pesquisa, aquisição de equipamentos para coleta seletiva e desenvolvimento de novas tecnologias—podem obter uma dedução de até 1% do Imposto de Renda no regime de lucro real. Já pessoas físicas têm direito a uma dedução de até 6%.

Matéria sobre a "Lei Rouanet da Reciclagem" - O Estado de São Paulo

O WasteBank se torna uma importante ferramenta ao permitir que pessoas e comunidades troquem resíduos recicláveis por créditos que podem ser usados para adquirir produtos ou apoiar causas sociais, ou seja, através das soluções ESG, aplica-se os benefícios da lei ao promover a reciclagem de maneira inovadora e eficiente.


De maneira geral, é possível destacar o papel do WasteBank dentro da Lei Rouanet da Reciclagem da seguinte forma:

Para a comunidade: Facilita a participação em reciclagem e promove a conscientização ambiental.

Para as empresas: Mostra como a legislação pode ser aplicada de forma prática para alcançar seus objetivos de gestão de resíduos e sustentabilidade.


Em resumo, a Lei de Incentivo à Reciclagem representa um passo importante para melhorar os índices de reciclagem no Brasil, e o WasteBank é uma solução inovadora que maximiza os benefícios dessa lei. Ao conectar comunidades e empresas com oportunidades práticas para reciclar e investir em projetos sustentáveis, o WasteBank contribui para um futuro mais verde e consciente, alinhando interesses econômicos e sociais em prol do meio ambiente.


Fonte: Estadão
https://www.estadao.com.br/economia/lei-rouanet-da-reciclagem-e-regulamentada/

17 de março de 2025
WasteBank adota soluções criativas e conscientes em projetos
20 de fevereiro de 2025
Marcas celebram 2ª edição do Verão Sustentável
10 de fevereiro de 2025
Verão, praia e descanso consciente
27 de janeiro de 2025
Celebração aconteceu dia 24.01 e registrou resultado recorde
13 de janeiro de 2025
Espaço alcança marca inédita no primeiro mês
7 de janeiro de 2025
Espaço Ecoleta celebra 1 mês de operação com grande resultado
16 de dezembro de 2024
Estação ReUni e o impacto positivo em Brasilândia
12 de dezembro de 2024
WasteBank e VLI Logística inauguram espaço em Montes Claros-MG
5 de dezembro de 2024
WasteBank e Ecoporto Santos inauguram o espaço Ecoleta
25 de novembro de 2024
WasteBank foi o primeiro banco digital a instalar agências sociais dentro de comunidades potentes, oferecendo oportunidades de transformações sociais, educativas e ambientais.
Mais Posts
Share by: