Como a relação no descarte adequado de resíduos nos Espaços WasteBank, tem relação direta com o combate à Dengue?
O Aedes aegypti se desenvolve em temperaturas de 22ºC a 32ºC, por isso, o mosquito que é de origem do norte da África, se adaptou muito bem nas Américas, um continente com chuva abundante e um clima quente e úmido.
Apenas as fêmeas picam os humanos e dessa forma transmite o vírus. Elas usam a proteína do nosso sangue para amadurecer os ovos dentro do seu organismo. O macho se alimenta apenas do néctar das frutas.
O vírus da dengue presente dentro do mosquito migra para as glândulas salivares e dessa forma quando somos picados o vírus entra em nossa corrente sanguínea.
Assim que os ovos estão prontos para saírem, a fêmea busca a água como uma forma de ninho, para que os ovos posteriormente eclodam e dão origem às larvas.
Todo ano reforçamos sobre a importância de não manter a água parada, ficarmos sempre atentos à resíduos que acumulam água, principalmente no verão, época propícia para a proliferação do mosquito.
Mas a mudança desse cenário só é possível a partir do momento que erradicarmos o foco de criação dos mosquitos.
A relação desse movimento com o WasteBank é fundamental, afinal, em nossos espaços recebemos descartes de resíduos que muitas vezes se tornam grandes ninhos para o desenvolvimento da dengue.
Portanto, ao separar seus resíduos para descartar nos Espaços WasteBank, mantenha-os armazenados em locais secos, longe de qualquer foco de água parada, além disso, converse com os seus vizinhos, oriente as pessoas a retirar resíduos do quintal, das ruas e encaminhar o descarte em locais seguros e adequados, pois, o combate à dengue é um dever de todos.
Em nossos espaços, os resíduos ficam estocados em um local seguro até serem coletados por parceiros.
O benefício vai além do cashback, é um cuidado com você, com a sua família e sua comunidade.
WasteBank - WB Sustentabilidade e Negócios Sociais
Campinas
R. Dr. Ricardo Benetton Martins, 1000 - Prédio 12 - Parque II, Campinas - SP - 13086-902